Clear all

5 results found

reorder grid_view

Caminhos Da Responsabilidade Socioambiental No Bndes - Uma Avaliação Da Evolução No Período De Junho/2016 a Junho/2017

August 1, 2017

No período de junho/2016 a junho/2017, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passou por uma série de mudanças estruturais e operacionais. Dentre as modificações anunciadas, várias impactam a gestão socioambiental do banco. Além destas, o banco avançou na implementação da sua Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA), realizando entregas já previstas no Plano Plurianual da PRSA (2014-17). A partir do monitoramento realizado pela SITAWI Finanças do Bem durante o período, foram identificadas doze mudanças de destaque, em quatro dimensões: Governança, Políticas Operacionais, Monitoramento das Operações e Captação de Recursos. Esse estudo dá continuidade à análise publicada em setembro/2016 "Caminhos da Responsabilidade Socioambiental do BNDES: Análise e propostas para evolução do desempenho socioambiental do banco" e espera contribuir com o monitoramento da sociedade a respeito do banco e com a busca de soluções nesse caminho de evolução de sua gestão socioambiental.

Avanço das recomendações e reflexões para o fortalecimento das Finanças Sociais e Negócios de Impacto no Brasil: Relatório 2016

February 24, 2017

Neste documento queremos mostrar que investimentos em Negócios de Impacto social ou ambiental com retorno financeiro já são realidade no Brasil e no mundo e que vários novos atores passaram a fazer parte desse ecossistema. Para compartilhar essa tendência global, estudamos, aprendemos e fizemos parcerias com as Forças Tarefas pioneiras – como as do Reino Unido, dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália. Produzimos estudos para quantificar recursos financeiros já investidos e mapear o ecossistema de organizações que girava em torno dessa temática e organizamos diversos eventos para dialogar sobre os desafios e para entender as alavancas que poderiam catalisar o movimento no Brasil.Este relatório consolida as diversas ações que são resultado direto das recomendações da FTFS e traz reflexões de diversos atores envolvidos com as Finanças Sociais e os Negócios de Impacto.

Caminhos da responsabilidade socioambiental no BNDES - análise e propostas para evolução do desempenho socioambiental do banco

August 1, 2016

A integração de aspectos socioambientais nos processos de decisão de investimento das instituições financeiras materializa o compromisso desses agentes de apoiar atividades que utilizem seus recursos sem violar os direitos humanos ou degradar o meio ambiente. A preocupação com estes impactos assume papel ainda mais relevante para as instituições financeiras de desenvolvimento, que têm como missão o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuam. Sob esta perspectiva, analisamos o estágio atual da gestão socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando discutir possibilidades de evolução e fornecer à sociedade civil subsídios para seu engajamento junto ao banco neste processo.

Eficiência no uso da água: oportunidades para empresas e instituições financeiras

June 14, 2016

O estudo tem como objetivo destacar e analisar oportunidades de negócios para instituições financeiras, a partir do financiamento de uma transição para uma economia mais eficiente no uso da água no Brasil.

Finanças Sociais: soluções para desafios sociais e ambientais

October 1, 2015

Há dois anos, a Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS) tem produzido, analisado e debatido informações sobre o campo das Finanças Sociais e dos Negócios de Impacto. A publicação expõe as 15 recomendações prioritárias, definidas pela Força Tarefa, com vistas a dar continuidade à consolidação do mercado de Investimento de Impacto. Apresenta, ainda, o campo das Finanças Sociais, a FTFS e seu histórico de realizações.