Clear all

3 results found

reorder grid_view

Relatório Anual 2014-2015 - Move

January 1, 2015

O Relatório Anual 2014 - 2015 celebra o quarto aniversário da Move e inaugura um novo ciclo de publicações, reforçando o compromisso da empresa com a produção e a circulação de saberes que tornem mais relevantes as práticas de planejamento e avaliação no campo socioambiental.

Métricas em negócios de impacto social

January 1, 2014

O artigo aborda as referências de avaliação presentes no emergente campo dos negócios sociais com ênfase na avaliação de impacto, na descrição dos principais desenhos metodológicos que podem ser utilizados e na exploração das ferramentas centrais existentes. Ao final, descreve-se um conjunto objetivo de recomendações para fortalecer a avaliação entre os negócios sociais.Este texto surgiu do debate entre diferentes atores que compõem o emergente ecossistema de finanças sociais e negócios sociais no Brasil. Reunidos para refletir sobre formas e abordagens de avaliação do impacto de seus investimentos, o Grupode Estudos sobre Métricas de Impacto Social (GEMNS) foi articulado pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), em parceria com a MOVE, e estabeleceu reuniões rotineiras entre 2012 e 2013 durante as quais se debruçou sobre artigos, experiências empíricas e troca de vivências com avaliadores internacionais. A reflexão gerada pelo grupo provocou análises e questões pelos quais percorrem as ideias deste artigo.

Avaliação para o investimento social privado: metodologias

November 28, 2013

O crescente interesse pelo uso estratégico da avaliação de programas e políticas sociais no Brasil tem sido marcado por avanços, mas também por inquietações entre formuladores, gestores e avaliadores sobre suas escolhas metodológicas. Lançando mão de reflexões teórica e casos práticos, somando experiências estrangeiras e brasileiras, o livro oferece estratégias, capazes de alavancar a capacidade de escolher métodos que melhor dialoguem com a realidade social, bem como com suas próprias premissas éticas, políticas e técnicas. Fruto do II Seminário Internacional "A Relevância da Avaliação para o Investimento Social Privado: Metodologias", iniciativa da Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com a Move e apoio do GIFE e da Fundação Santillana, esta publicação é mais uma contribuição para o plural e, cada vez mais consistente, campo avaliativo do País.