Clear all

6 results found

reorder grid_view

Megafone na escola:os desafios do segundo segmento do ensino fundamental na opinião de alunos e professores do Rio de Janeiro

January 1, 2011

A idéia foi a de realizar um diagnóstico dessa etapa de ensino, que possui grandes peculiaridades -- com mudanças na organização escolar e na vida do aluno com a adolescência -- e apresenta indicadores preocupantes, com altas taxas de evasão e defasagem idade-série. Mais do que um diagnóstico, o Megafone na Escola, se mostrou, na prática, umaestratégia potente de promoção de diálogo, mobilização e melhoria do clima escolar.

Relatório Unidos pela Cura

January 1, 2011

São oito anos de trabalho conjunto, envolvendo um longo processo de escuta, articulação, negociação e tomada de decisões. A iniciativa foi formulada com simplicidade e inovação, associando uma estratégia de capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde, desde a atenção básica, a um fluxo organizado de acolhimento das suspeitas e a um sistema de informação, para monitorar o acolhimento dos pacientes, o desfecho dos casos e identificar possíveis gargalos. Este livro sistematiza essa experiência e socializa os principais resultados do trabalho realizado no Rio de Janeiro. Também nos revela que a proposta tem potencial para expansão no campo da saúde no estado, no que se refere à gestão em saúde, à assistência de qualidade em todos os níveis e à cidadania.

A humanização das salas de quimioterapia pediátricas do Rio de Janeiro : o hospital pelo olhar da criança

January 1, 2007

A área de investimento em Oncologia Pediátrica do Instituto Desiderata tem por missão contribuir com a melhoria das condições de tratamento e cura do câncer infanto-juvenil.Esta publicação tem por objetivo registrar o rico processo de reflexão sobre as variáveis e expectativas dos serviços de oncologia pediátrica envolvidas na elaboração deum projeto de humanização voltado para os espaços de quimioterapia no Rio de Janeiro.

Hospitais de oncologia pedriátrica no eixo Rio-São Paulo: diagnóstico das condições de gestão de instituições selecionadas

January 1, 2005

Ao publicar este estudo, o Instituto Desiderata almeja contribuir para a melhoria das condições de tratamento e cura das crianças com câncer e colaborar com o trabalho dos diversos atores comprometidos com essa causa.Seus resultadosmostram os elevados níveis de gestão alcançados pelos hospitais selecionados em São Paulo, bem como de alguns centros com serviço de oncologia pediátrica no Rio de Janeiro. E apontam também os caminhos a trilhar para a consolidação e aperfeiçoamento da rede de atenção ao câncer infantil no Rio de Janeiro.

Mapeamento do fluxo de diagnóstico e atendimento do câncer pediátrico no município do Rio de Janeiro: identificando as possíveis barreiras de acesso a esses serviços

January 1, 2005

O estudo possui o objetivo de oferecer uma fotografia das principais barreiras de acesso ao diagnóstico no município do Rio de Janeiro, para o paciente que apresenta sinais e sintomas do câncer infantil.

Câncer na infância no Rio de Janeiro: distribuição epidemiológica e características da atenção a saúde

January 1, 2004

Este estudo foi contratado junto à Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, tendo em vista oferecer um retrato da realidade epidemiológica e dos serviços ofertados para o tratamento do câncer infantil no Estado do Rio de Janeiro e gerar subsídios ao trabalho do Instituto Desiderata, que em uma primeira etapa concentrará seus investimentos neste Estado.